A Fundação Selma


A Fundação Selma é uma instituição privada sem fins lucrativos que vem lutando para obter maiores recursos para reabilitar o maior número de pacientes portadores de deficiências físicas e motoras, de todas as faixas etárias.

O centro de reabilitação conta com uma equipe de profissionais especializados, altamente qualificados nas áreas médica, de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogia, psicologia, psicopedagogia e serviço social.Além disso dispõe de equipamentos importados que foram pioneiramente implantados em São Paulo.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, nossa entidade, que atualmente atende 1000 pacientes por mês, oferece um programa integral de reabilitação com tratamentos físicos, psicológicos e pedagógicos realizados no mesmo local, proporcionando maior interação entre a equipe e o paciente, garantindo assim melhores resultados terapêuticos.

Há 12 anos o nosso centro vem lutando pelos direitos de seus pacientes e mobilizando-se no combate à discriminação, a Fundação Selma visa também a reintegração social, possibilitando aos seus clientes o retorno às suas atividades diárias, com melhores recursos para vencer os obstáculos. Entre os programas de reabilitação realizados no centro, destacam-se a hidroterapia, a equoterapia, a eletromiografia biofeedback, a cicloergometria com estimulação elétrica computadorizada a terapia artística e todas as modalidades de fisioterapia.


Nossa História


História

Aos 17 amos de idade Selma Gonçalves atual diretora presidente da Fundação Selma sofreu um grave acidente automobilístico. Foi para Cuba fazer um tratamento de reabilitação e ao retornar ao Brasil não encontrou nenhum centro onde pudesse continuar o tratamento de forma adequada. Então, familiares da Selma junto com o médico Dr. Luiz Botelho e alguns empresários criaram a Fundação Selma, com o intuito de conscientizar as pessoas de que quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances de reabilitação corporal e social do acidentado.

A Fundação Selma é uma instituição privada sem fins lucrativos que vem lutando para obter maiores recursos para reabilitar todos seus pacientes portadores de deficiências físicas e motoras, de todas as faixas etárias. O centro de reabilitação conta com técnicas terapêuticas, modernas aparelhagem, profissionais especializados e altamente qualificados, como psicólogos, fisioterapeutas, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, entre outros.

Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, esta entidade, que atualmente realiza 1000 atendimentos por mês, oferece um programa integral de reabilitação com tratamentos físicos e psicológicos necessários no mesmo local, proporcionando um contato maior entre o profissional e o paciente, garantindo ainda mais a sua eficácia.

Lutando pelos direitos de seus pacientes e mobilizando-se no combate à discriminação, a Fundação Selma visa também a reintegração social, possibilitando aos portadores retornarem suas atividades diárias, não desanimando perante os obstáculos.

Entre os programas de reabilitação realizados no centro, destacam-se a hidroterapia, a equoterapia, a terapia artística e a terapia ocupacional na água.

No entanto, apesar dos crescentes esforços, esse trabalho maravilhoso que poderia beneficiar um número bem maior de pessoas, depara-se com uma triste realidade: sua capacidade seta esgotada. São muitos pacientes na fila de espera, aguardando uma vaga para realizar os tratamentos e as avaliações.

A Fundação Selma sobrevive, principalmente, dos pacientes pagantes, os quais patrocinam 33% do custo do tratamento daqueles que não tem recursos e de doações, bazares e eventos que, no entanto, representam apenas uma pequena parte da renda total.

Rua Acruás, 169 Campo Belo - São Paulo - SP | Tel.: (11) 5034.1566 | fund-selma@fund-selma.org.br